top of page
  • Foto do escritorBatista de Lima

Ao mestre José do Vale

Batista de Lima




José do Vale Arraes Feitosa nasceu em 11 de abril de 1919, nos Inhamuns. Mais tarde ingressou no Seminário São José, do Crato. Oriundo de duas estirpes famosas, Arraes e Feitosa, marcadas pelo destemor de enfrentar a vida, Zé do Vale, como era chamado, chegou, ao sair do Seminário, a trabalhar no comércio na Bahia. Voltou, entretanto, para o Ceará, precisamente para o Crato, ingressando no magistério na década de 1940. Então foi o resto da vida, em sala de aula, principalmente no Colégio Diocesano.

Professor querido pela população cratense, ao final daquela década casou-se com moça de tradicional família da cidade. Construiu bonita casa na Batateira, à beira da estrada que leva à Chapara do Araripe. Ali constituiu numerosa família. Nós seminaristas, do Seminário Sagrado Família, testemunhávamos sua passagem na rua em frente em bonita camionete carregada de meninos indo ao Diocesano. Por cinco anos presenciei esse seu ir e vir diariamente de 1962 ao final de 1966.

Agora, por ocasião do centenário de seu nascimento, a família produziu um documentário com sua trajetória de vida e depoimentos daqueles com quem conviveu. No vídeo, muito bem elaborado, ele aparece discursando por ocasião da outorga do título de cidadão cratense pela Câmara Municipal, a que fez jus, há alguns anos. Seu discurso emocionante constituiu-se de uma peça de fina oratória. Também aparecem depoimentos de personalidades que com ele conviveram no Seminário e no Diocesano. São colegas seminaristas e professores.

É possível assistir aos depoimentos de alunos seus como o caririólogo Rosemberg que de câmera e pena tem re-escrito a história caririense. Também aparece o Dr. José Flávio Vieira que com ele aprendeu a valorizar suas raízes. Dr. José Flávio tem escrito a História da Medicina no Cariri e é filho do eminente professor Manoel Batista Vieira, colega e empreendedor ao lado de Zé do Vale, já que os dois são fundadores do Colégio Estadual Wilson Gonçalves. Também o professor José Newton Alves de Souza, uma legenda do ensino do Português, no Crato, se faz presente.

O vídeo com toda a história de Zé do Vale foi confeccionado pelo seu filho Dr. Vicente Ricardo, com gravação de voz do outro filho, também médico, José do Vale Filho. Na trilha sonora foram incluídas músicas de Luís Gonzaga e de Nonato Luiz, ambos caririense.

O professor de geografia já na maturidade conseguiu licenciar-se em Letras. Sua família numerosa é produto de dois casamentos. Todos seus filhos são bem encaminhados na vida. Quando faleceu sua primeira mulher seus filhos ainda pequenos o menorzinho era ainda recém-nascido. Mesmo assim o pai viúvo cuidou brilhantemente de todos eles.

Depois de quarenta e dois anos de magistério, professor José do Vale angariou o reconhecimento da comunidade caririense como humanista, conciliador e intelectual. Gerações de jovens estudantes guardam até hoje as doces lembranças de suas aulas e seu exemplo de empolgação pela vida. Seus colegas de Seminário: Professor Vieirinha, Padre Antônio Vieira, Dr. Luís de Borba Maranhão, Monsenhor Montenegro e os frequentadores da sua antiga Livraria Católica, todos fizeram história. Professor José do Vale Arraes Feitosa é exemplo para as novas gerações de professores, de que a educação continua sendo uma herança que o tempo não destrói.


FONTE: Jornal Diário do Nordeste - 14/05/19.


 

SOBRE O DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO:

FICHA TÉCNICA: .

Documentário biográfico sobre o professor José do Vale Arraes Feitosa.

.

- Direção/ Roteiro/ Pesquisa: Vicente Ricardo Arraes P. Feitosa

- Narração/ Pesquisa: José do Vale Pinheiro Feitosa

- Edição: Gabriel Gondim/ Paula Facó .



 

 


 


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page